Com o tema Segurança em Máquinas e Equipamentos, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, lançada pelo governo federal, nos últimos dias,
tem o objetivo conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.
Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho defendeu no lançamento da campanha a modernização dos parques produtivos, onde existem maquinários envelhecidos e sucateados, com apoio de financiamentos de bancos públicos, como o BNDES e do Banco do Brasil (BB) e debate com as confederações das empresas.
O ministro destacou ainda outro desafio: a conscientização do trabalhador para o uso de equipamentos de segurança e de proteção individual (EPI). “Vemos situações onde o próprio operador tira a proteção porque acha que está atrapalhando a produtividade e quer produzir mais. Isso é uma aberração, essa ausência de consciência da sua própria proteção”, alertou.
Ainda durante o lançamento da campanha, o coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Washington Santos, lembrou de trabalhadores com sequelas e daqueles que perderam a vida devido a acidentes ocupacionais. “Nós não temos vida de videogame. Quando se está na fábrica, na construção, na indústria, se acontecer alguma coisa, não há volta. Vacilou? Morre!”, resumiu.
A campanha ocorre até dezembro em todo país, com a realização de eventos públicos nos estados para sensibilização de trabalhadores e empregadores sobre os cuidados com a segurança, fortalecendo a cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no Brasil.
Fonte: com Agência Brasil
Sempre ao lado do trabalhador!
📞Fale com o Sethbr: (14) 3227-7431 ou 3227-7283