Seth

O que é PLR, quem tem direito?

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma forma de bonificação concedida por empresas e que tem como principal finalidade reter talentos e motivar colaboradores. É um benefício expresso na Constituição Federal e na CLT, regulamentado por meio da Lei nº 10.101/2000.

Os valores pagos não possuem natureza salarial, nem podem substituí-lo ou complementá-lo e, por este motivo, não incide sobre eles encargos previdenciários, trabalhistas ou tributos.

O cálculo da PLR, como o próprio nome diz, é feito com base nos lucros ou resultados obtidos pela empresa. Algumas adotam o pagamento em valores iguais para todos os membros da equipe, independentemente do cargo exercido. Outras, optam pelo pagamento proporcional ao salário referente à função de cada um.

Cada organização define em conjunto com o sindicato da categoria, como a PRL será distribuída entre os funcionários.

A PLR pode ser paga duas vezes ao ano ou em uma única parcela.

Quem tem direito?
A PLR está limitada apenas a trabalhadores com carteira assinada. Porém, dependendo do acordo entre as partes, ela pode envolver todos os colaboradores, incluindo autônomos e estagiários.

Qual o valor mínimo e máximo? Não há limite estabelecido. A quantia depende do que for negociado no acordo entre empresa e funcionários, ou entre empresa e sindicato.


O que acontece se a empresa não pagar?
A PLR é paga quando há resultados. Caso contrário, a convenção pode prever o pagamento de uma espécie de multa. Caso não haja o pagamento ainda assim, o funcionário pode procurar o sindicato da categoria e fazer uma denúncia.


Conte com a gente!
Sempre ao lado do trabalhador.

📞Fale com o Sethbr: (14) 3227-7431 ou 3227-7283

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp