Sindicato Sethbr , sempre ao lado do trabalhador!

Não se deixe enganar: A sindicalização é a força do trabalhador!

Orientar ou auxiliar o empregado a se opor à contribuição sindical é prática antissindical e passível de punição e até de ação judicial.O alerta é feito pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS), órgão do Ministério Público do Trabalho.

O Conalis prevê que não cabe aos empregadores orientar, coagir, estimular, auxiliar ou induzir o empregado à se opor aos descontos das contribuições aprovadas pelo Sindicato Profissional. Práticas como a confecção de modelos de carta de oposição, formulários de autorizações de descontos ou não, mensagens em grupos de WhatsApp, entre outras, são consideradas antissindicais e podem gerar multa ao empresário.

➡ Orientar o empregado a não se sindicalizar fere tanto a liberdade individual quanto a autonomia privada coletiva dos trabalhadores. Tais condutas são consideradas pelo Conalis como propositais para enfraquecer a organização coletiva dos trabalhadores, por meio da redução das receitas da coletividade, de sua capacidade de ação, de mobilização e reivindicação.

Não caia nessa!

Sempre ao lado do trabalhador ✊🏼

📞Fale com o Sethbr: (14) 3227-7431 ou 3227-7283

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp