A Organização Mundial de Saúde declarou, recentemente, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da Covid-19, mas isso não significa que a doença tenha deixado de ser uma ameaça. Inclusive, o vírus continua circulando, hospitalizando e matando pessoas, e sua propagação mundial ainda é caracterizada como uma pandemia.
“A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, alerta a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.
-A circulação não só da Covid-19, mas também da influenza está “a todo vapor” neste inverno, motivo suficiente para que os trabalhadores e a população em geral se vacinem e redobrem as precauções aos idosos, pessoas com comorbidades e gestantes.
BAURU RECEBE “DIA D” DE VACINAÇÃO
-Neste sábado, 20 de maio, a Prefeitura de Bauru promove o ‘Dia D’ de vacinação, das 8h às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). O CRMI e o Promai também serão pontos de vacinação na data. Serão aplicadas a vacina da Influenza, a vacina bivalente da Covid-19 e todos os imunizantes dos calendários infantil e adulto.
-A aplicação das vacinas será sem agendamento.
-A vacina da Influenza está disponível para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais, e protege da Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B.
-Já a vacina bivalente da Covid-19 é aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido pelo menos duas doses anteriores da vacina da Covid-19 de qualquer laboratório, há quatro meses ou mais.